ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) é um conjunto de boas práticas que devem ser implementadas por organizações, visando não apenas comprovar sua solidez e assegurar o crescimento sustentável, mas também evidenciar a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar social. Em português, a sigla se traduz como ASG: Ambiental, Social e Governança.
Os investimentos responsáveis somam 35% do mercado financeiro global, você sabia? Pensando nisso, preparamos este post para te ajudar a entender melhor o que é ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e como isso se aplica à sobrevivência dos negócios.
Para resumir, trata-se de um novo olhar de investidores para a sustentabilidade, como se fosse um filtro na hora de tomar decisões sobre colocar certos ativos na carteira (ou não). Logo, entender “o que é ESG” diz respeito a observar como esse movimento está revolucionando o mundo dos investimentos, com ênfase na crescente busca por companhias que trabalham em prol de um futuro melhor (para todos).
Afinal, o que é ESG (Environmental, Social and Corporate Governance)?
Para compreender o que é ESG, não é necessário ser um expert no mercado financeiro, já que esses princípios servem tanto para empresas e investidores, quanto para consumidores em si. Basicamente, são três pontos-chave para levar em conta, sobre os quais falaremos a seguir.
Quesito: ambiental
A primeira letra da sigla ESG representa a palavra Environmental. São métricas ambientais que contribuem para demonstrar o nível de comprometimento organizacional com a minimização dos impactos ao meio ambiente e as devidas compensações. Para exemplificar, as indústrias podem optar pelo uso de energia solar.
Quesito: social
Já a segunda letra da sigla ESG corresponde ao âmbito social, que é o compromisso de cuidar das pessoas que integram os públicos de interesse, sem esquecer dos funcionários e da comunidade do entorno.
Como exemplo, podemos citar a coalizão empresarial para equidade racial e de gênero, que tem por finalidade “impulsionar a promoção da diversidade e da igualdade racial e de gênero no mercado de trabalho”.
Quesito: governança
Por fim, a última letra da sigla ESG está relacionada à governança corporativa, que envolve a gestão de riscos e compliance, para evitar as ocorrências de fraude e corrupção, o que pode prejudicar os investimentos e as reputações organizacionais.
Para tal, a Serasa Experiandá dicas de prevenção das fraudes empresariais, inclusive: roubo de dados, cheques e documentos falsos, cartões clonados, favorecimento e outras recomendações para proteger as operações.
Empresa ESG: o que é?
A definição de “o que é ESG” pode variar conforme as características de cada companhia, porque não necessariamente é preciso ter um produto sustentável. Por outro lado, é possível adotar práticas sustentáveis, a começar por atitudes simples. Além disso, é importante levar em conta o relacionamento com stakeholders, a política de governança e a adoção de medidas para minimizar problemas que a sociedade esteja enfrentando.
Nesse sentido, ressaltamos algumas das vantagens dos investimentos ESG:
- Mais competitividade no longo prazo, visto que há uma tendência entre consumidores de “excluir” organizações “socialmente irresponsáveis”. Por sinal, segundo a pesquisa da Nielsen, realizada em 2019, 42% das pessoas entrevistadas estão mudando os hábitos de consumo para reduzir seus impactos no meio ambiente. O mesmo estudo aponta que 65% não compram de empresas que estão associadas ao trabalho escravo;
- Investimento considerado socialmente positivo, isto é, benéfico para a sociedade como um todo, o que também agrega valor à imagem empresarial. Em outras palavras, consumidores conscientes tendem a escolher marcas que têm propósitos com os quais se identificam genuinamente;
- Bases sólidas para aplicar bem os recursos, de acordo com o planejamento estratégico e a política de transparência empresarial. No caso, o foco é garantir o cumprimento dos compromissos com diferentes públicos de interesse (investidores, acionistas, colaboradores, fornecedores e outros);
- Retenção de talentos e redução da rotatividade de pessoal, tendo em vista que as novas gerações têm como prioridade a agenda sustentável. Com isso, alguns deles podem estar mais propensos a ganhar salários menores, caso tenham a oportunidade de trabalhar com sustentabilidade.
Exemplos de quem já entende bem o que é ESG
De fato, o conceito de “o que é ESG” em relação à sustentabilidade está consolidado em inúmeros países, o que ainda não acontece no Brasil em larga escala. Entretanto, muitas instituições estão apostando nesse movimento, pois tais princípios geram engajamento e trazem argumentos relevantes para aumentar o interesse de potenciais investidores.
Empresas que atuam no Brasil com a cultura ESG
Para facilitar o entendimento sobre o que é ESG, listamos três exemplos de companhias que já colocam esses critérios em prática:
- Santander: em termos de governança, os processos, políticas e condutas têm como base a transparência e os direitos de acionistas, uma vez que as ações são negociadas nas bolsas de valores: BM&FBovespa (São Paulo/Brasil) e NYSE (Nova Iorque/Estados Unidos). Assim, as operações estão sujeitas aos mecanismos nacionais e internacionais de auditoria e segurança, como a Lei Sarbanes-Oxley.
- Natura: tem como desafio gerar impactos positivoscom suas atividades, o que inclui: compensar emissões de carbono (com plantio de árvores e recuperação de nascentes), além de pesquisar novos usos para materiais que seriam descartados e outros projetos;
- Itaú: no Relatório Anual Integrado 2019, o banco dispõe de uma seção dedicada aos temas ASG. Dentre essas informações adicionais, constam os indicadores de negócio e as práticas em curso, incluindo: financiamento em setores de impacto positivo, cidadania financeira e gestão responsável.
Índice ESG Brasil
A B3dispõe de seis índices de sustentabilidade. A Bolsa defende que, “além de servir como instrumentos atrativos para investidores comprometidos com esta temática, ajudam a estimular companhias a incorporarem questões ambientais, sociais e de governança em seu dia a dia”. Confira quais são esses índices:
- Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
- Índice de Carbono Eficiente (ICO2)
- Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC)
- Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT)
- Índice de Governança Corporativa – Novo Mercado (IGC-NM)
- Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG)
Esperamos que este post tenha ajudado a esclarecer o que é ESG.